Antes de iniciarmos nossos estudos sobre a programação em bat, prompt...
Você sabe o que o MS-DOS é?
Ele refere-se ao Microsoft DOS, um sistema operacional sem interface gráfica, ou seja, os usuários utilizavam linhas de comando para realizar suas necessidades.
Como assim?
Só pode ser usado por um usuário de cada vez e só podem ser executados programas que caibam na memória. Quando o computador é ligado, após serem executadas as instruções contidas na memória ROM, a memória de fábrica, começa a procura pelo Sistema Operacional.
Se for executado o sistema operacional MS-DOS, o computador passa a executar as instruções contidas nesse programa. E, para comunicar ao usuário que toda a operação até então executada teve bom êxito e que o computador está pronto para ser usado, é apresentado na tela do vídeo o prompt (mensagem do MS-DOS e local onde iremos digitar os comandos), o qual indica qual é o drive corrente (em que drive está se trabalhando)
Hãããn, prompt?
O prompt, a famosa tela preta, costumava ser mais utilizado antigamente, quando era o meio mais fácil de interagir com os dados, sem cursor e sem ícones práticos e simples.
Hoje, com o avanço da interface máquina-usuário, a linha de comandos ainda reside na maioria dos computadores do Windows, mas é esquecida pelos usuários comuns, sem experiência em informática.
Para o encontrar o prompt, no Windows, os modos mais fáceis são clicando no menu Iniciar e pesquisando por prompt ou abrindo o executar ( win+R ) e digitando cmd.
~ Obrigada por visitar nosso site ~
Nenhum comentário:
Postar um comentário